Citation

"Grâce à la liberté dans les communications, des groupes d’hommes de même nature pourront se réunir et fonder des communautés. Les nations seront dépassées" - Friedrich Nietzsche (Fragments posthumes XIII-883)

08 - JUI 25 - Critique de J. Sampaio


Jorge Sampaio criticou as declarações do ex-director da PJ em relação ao arquivamento do caso Maddie. «O que eu acho verdadeiramente insólito, do ponto de vista das instituições e do prestigio que temos que defender perante o estrangeiro, é que o antigo director da PJ, Procurador-Geral adjunto, venha criticar o arquivamento quando ele esteve a gerir esse processo e pressuponho que a constituição de arguido não lhe foi desconhecida por inteiro. Acho isto uma coisa espantosa do ponto de vista de tirar o tapete aos colegas sucessores do cargo. Isto não há democracia que justifique», disse em entrevista à Sic.
O ex-Presidente da Republica disse ainda que é importante defender as instituições judiciárias portuguesas. «São gente altamente capacitada, gente que não é corrupta. Pode enganar-se porque o processo é pesado, mas há gente séria nisto», adiantou.

Sampaio criticou ainda a forma como os primeiros dias do caso foram conduzidos no que diz respeito às relações com a comunicação social. «Surpreendeu-me que não houvesse nos primeiros 20 dias uma política de relações públicas, que o Código do Processo Penal não proíbe, perante o delírio de carros de exteriores, tablóides por toda a parte. A dificuldade de explicar ao sistema inglês o sistema português não foi assumida e devia ter sido. Esse vazio, a meu ver, colocou o prestígio do país numa situação muito difícil».

Em relação ao livro de Gonçalo Amaral, o ex-Presidente considera que «se ele tem esta tese, ou é apenas uma tese da sua conjectura ou tem dados factuais importantes para a reabertura desta instrução», então deve apresentá-los «e não deixar aqui um aroma de desvios, de conotações aparentemente políticas que são também graves para o país».

«É insólito que um senhor, que com certeza está zangado, por ter sido afastado da investigação» não seja chamado a depor, afirmou.

O IOL PortugalDiário lembra que o processo sobre o desaparecimento de Maddie foi arquivado e que Kate e Gerry McCann, tal como Robert Murat, deixaram de ser arguidos a partir do dia 21 de Julho. Os pais de Maddie também já fizeram saber que vão processar o ex-PJ Gonçalo Amaral na sequência da publicação do livro «Maddie: Verdade da Mentira».

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Comentários